Entenda as implicações do “Nome sujo”

Confira como o conhecido “nome sujo na praça” pode afetar a vida e o crédito do cidadão

Difícil é aquele que nunca ouviu a expressão “fulano está com o nome sujo”, mas o que isso significa na prática? Essa situação se aplica quando uma pessoa adquiriu um produto ou serviço, não quitou o débito e teve seu nome apontado ou negativado em algum dos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, SPC Brasil ou Boa Vista SCPC.

A queixa pode ser feita por uma empresa que não recebeu o pagamento acordado, avisando um ou mais órgãos de proteção ao crédito sobre a dívida.

Quando isso acontece, estes órgãos entram em contato com o cliente (por carta, telefone ou SMS) para notificar que seu nome será incluído nas listas de proteção ao crédito caso ele não pague a dívida no prazo determinado de normalmente 10 dias.

Caso a dívida não seja saldada no prazo após o aviso ao cliente, o nome do consumidor será apontado nos órgãos citados acima, ficando disponível para consulta por qualquer empresa que tenha acesso a estas bases de dados e queira checar o histórico financeiro de alguém.

 

Implicações do nome negativado

Embora seja de senso comum que este acontecimento não é bom, nem todo cliente sabe exatamente como isso pode afetar sua vida profissional e pessoal.

Com o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito, fica mais difícil conseguir crédito nas instituições financeiras, realizar qualquer tipo de financiamento, abrir contas em bancos e pode acarretar na demissão de funcionários bancários.

Concursos públicos voltados para o BNDES, Banco Central e Casa da Moeda podem barrar candidatos que tenham restrições em seus nomes.

 

Fique atento

É considerado ato discriminatório empresas que não contratarem um candidato por causa do nome sujo, caso isso aconteça, a lei não permite esse tipo de atitude.

Quem está com restrições pode sim tirar passaporte e viajar para o exterior, diferente do que é divulgado.

Para saber se seu nome está negativado, o Serasa e o Boa Vista SCPC disponibilizam sites para consultar gratuitamente o status, basta realizar um cadastro simples.

Para conferir no SPC, é possível acessar pelo site ou ir em algum posto de atendimento do órgão, mas ambos os serviços são pagos.

 

 Como limpar o nome

A única maneira de reverter a situação é entrando em contato com a empresa que negativou o nome do cliente e realizar a negociação do pagamento devido.

Caso o valor seja pago em parcelas, quando a primeira for paga, a empresa deverá acionar o órgão para que este retire o seu nome da lista de proteção ao crédito em até 5 dias úteis. Caso as próximas não sejam quitadas, o nome volta a aparecer.

Fonte: https://www.contabeis.com.br/noticias/47460/entenda-as-implicacoes-do-nome-sujo/